quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Festival do Carimbó de Marapanim

Festival do Carimbo de Marapanim, evento que acontece entre os dias 13 a 15 de novembro, na Praça Nossa Senhora das Vitórias, situada no município de Marapanim/PA, celebração artística já consagrada no calendário cultural paraense, atraindo mais de 30 mil visitantes todos os anos.

O festival inclui, entre outras atrações, o concurso de músicas nas vertentes Carimbó Raíz e Carimbó livre, além da mostra coreográfica dos grupos de Carimbó de Marapanim, do festival gastronômico, da feira de Turismo e do concurso da mais Bela Sereia do Festival. Essa grande festa é promovida pela Associação de Agentes e Multiplicadores de Turismo de Marapanim, com patrocínio da Oi, Oi Futuro, Governo do Estado (através da Lei Semear) e apoio da Prefeitura Municipal de Marapanim.

Durante o mês de novembro, grupos tradicionais, compositores e intérpretes de todo o Estado se mobilizam em torno do festival. Este ano, como já aconteceu nas versões anteriores, será realizado o festival competitivo de música - que leva o nome de “Prêmio Mestre Lucindo”, homenagem a um dos principais compositores e responsáveis pela difusão do gênero. Esse grande acontecimento é dividido em duas modalidades: o Carimbó de Raiz, com a participação de grupos locais e composições que contemplam a formação instrumental tradicional e a modalidade Carimbó Livre, que se traduz na leitura livre do gênero, a partir da criatividade de compositores vindos de várias partes do Pará.

Na modalidade Carimbó Livre, são muitos os grupos locais que já ganharam notoriedade dentro e fora do território paraense. Entre eles, podemos destacar os grupos: Uirapuru, Japiím, Raízes da Terra, Flor da Cidade, Borboletas do mar e Beija-Flor de Marudá.

Entre os compositores que já venceram os festivais anteriores na modalidade Carimbó Livre, estão nomes bastante conhecidos, tais como: Eduardo Dias, Pedro Callado, Marcos Campelo, Cássio Lobato entre outros.

9 comentários:

  1. Oi, Ranilson, tudo bem?

    Sou Denilson D'Almeida, repórter da RedeTV! em Belém, estou interessado em cobrir o evento. Podes me enviar seu número para contato?

    ResponderExcluir
  2. Sou Octavio Pessoa. Quero prestigiar o Festival de Carimbó de Marapanim, junto com um grupo de amigos. Gostaria de ter informações sobre pousadas.
    Meus contatos:
    Celular: 99828888
    e-mail: octavio.pessoa.ferreira@gmail.com
    skipe, blog e twitter: octaviopessoaf

    ResponderExcluir
  3. O maior evento cultural do Nordeste do estado realizado no berço do salgado, no Município de Marapanim, uma manifestação de amor e elegria regado através de um rítimo que é patrimônio histórico do Estado, "o Carimbó",que se origina o evento "Festival do Carimbó"

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. como sendo um dos maiores eventos que acontece no pará o festival do carimbó vem sendo apresiado por muitas jente. pois quero dizer que e motivo de muita alegria tar deixando esse depoimento para os vizitantes que e uma coisa encantadora pois quero parabenizar o grupo japim omde tenho uma linda maiga adora rodar suas saias aus batuques do gostozo carimbó
    amiga ANA KAMILES BEJOS SAUDADEUS
    BEM VINDO AU FESTIVAL DO CARIMBÓ
    juniormarapanim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sou professora de Literatura da cidade de Ananindeua e irei prestigiar o Festival com meus alunos do ensino médio. Gostaria de fazer entrevistas com os grupos de carimbó. Como faço para agendar? Não há programação durante manhã e tarde? Meus contatos: a-dall@hotmail.com
    82735996
    88088957 ou 87031470

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse festival, pra nao acabar a tradição do nossa patrimonio, carimbo

    Muital uz a todos

    EStarei lá. prestigiando.

    ResponderExcluir
  8. Q o Festival do Carimbò deste município, nunca acabe e q cada vez, seja melhor do q é.

    ResponderExcluir