quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Show da TRILOGIA no Festival do Carimbó de Marapanim

No dia 20 de janeiro, sexta-feira, acontece o grande show da Trilogia - Lucinha Bastos, Nilson Chaves e Mahrco Monteiro - a partir das 20h, como parte da programação do Festival do Carimbó de Marapanim.

5 comentários:

  1. Já postei no meu blog, http://www.grupoencantosamazonicos.blogspot.com
    Sempre que você tiver evento mande e-mail pra: marceloremo@yahoo.com.br 91-81576617 faço questão de divulgar a cultura paraense.

    ResponderExcluir
  2. Andei pesquisando na Internet, e em praticamente todos os sites, nos textos que li e que tratam das origens do Carimbó, consta a informação que o ritmo do carimbó deriva do batuque africano. Explique-me como a pessoa que escreveu isso pode afirmar com toda certeza que o ritmo é africano. Não haveria a possibilidade de o ritmo ser indígena, já que o tambor é indígena. Ou será que somente o povo africano tem ritmo?

    Outra pergunta: Quem é que criou esse mito que os ritmos brasileiros são todos de origem africana? Será que tanto os portugueses quanto os indígenas são seres incapazes?
    Se isso for verdade, chegaríamos a conclusão que sem os africanos, o Brasil não possuiria essa variedade rítmica. Será???

    Vale lembrar que estamos falando de um ritmo da região próxima a Belém do Pará e não a Salvador na Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Há um equivoco quando se afirma que a origem do carimbó é africana, apesar de que foram os negros que introduziram o carimbó em Marapanim, mas observe que a forma do tambor usado no carimbó é parecida com a tora usad pelos indios nos seus rituais

    ResponderExcluir
  4. Considerando as variantes que o próprio tempo molda...O uso do tambor na execução da música regional paraense(em pé ou deitado),tem sido motivo de atrito entre alguns pesquisadores que defendem a originalidade da ação. Dizem alguns, que OBRIGATORIAMENTE,com a denominação "curimbó" deve ser tocado deitado,principalmente no carimbó. Caso contrário é tambor.(?!)...Não foram 3, as etnias que colaboraram para a formação de tal manifestação? Dizem ser os Tupinambás(alguns clãs possuem forte musicalidade e pratica de instrumentos), os negros africanos (com grande arritmia na dança corporal e musicalidade percussiva acentuada) e os portugueses( o castanholar,uso dos braços na dança,os instrumentos de corda,a princípio a vióla e a poesia em verso na formação do canto). Pois bem...É muito comum entre africanos,o uso percussivo em pé ou semi de pé, sendo tocado o couro dos tambores com as mãos(como o tambor de criolo-Ma) ou varetas(em alguns terreiros do candoblé),entre os patrícios luzitanos...Ha cultura musical com tambor,uma espécie de alfáia tocada com baquetas, além do pandeiro.(fandango)
    Porque constitui erro tocar com o tambor em pé?
    *por favor responda-me saldável tema.(dimitri_cunha@hotmail.com)imail ou facebook:dimitri cunha da silva

    ResponderExcluir
  5. Considerando as variantes que o próprio tempo molda...O uso do tambor na execução da música regional paraense(em pé ou deitado),tem sido motivo de atrito entre alguns pesquisadores que defendem a originalidade da ação. Dizem alguns, que OBRIGATORIAMENTE,com a denominação "curimbó" deve ser tocado deitado,principalmente no carimbó. Caso contrário é tambor.(?!)...Não foram 3, as etnias que colaboraram para a formação de tal manifestação? Dizem ser os Tupinambás(alguns clãs possuem forte musicalidade e pratica de instrumentos), os negros africanos (com grande arritmia na dança corporal e musicalidade percussiva acentuada) e os portugueses( o castanholar,uso dos braços na dança,os instrumentos de corda,a princípio a vióla e a poesia em verso na formação do canto). Pois bem...É muito comum entre africanos,o uso percussivo em pé ou semi de pé, sendo tocado o couro dos tambores com as mãos(como o tambor de criolo-Ma) ou varetas(em alguns terreiros do candoblé),entre os patrícios luzitanos...Ha cultura musical com tambor,uma espécie de alfáia tocada com baquetas, além do pandeiro.(fandango)
    Porque constitui erro tocar com o tambor em pé?
    *por favor responda-me saldável tema.(dimitri_cunha@hotmail.com)imail ou facebook:dimitri cunha da silva

    ResponderExcluir